25 de ago. de 2009

EFT - Críticas & Elogios

Vamos ao artigo:

Receber críticas provoca inúmeros sentimentos negativos como: raiva, mágoa, defesa, culpa, justificativa, desconfiança, insegurança, resistência a mudança, diminuição da auto estima. O medo da crítica molda o nosso comportamento, muito mais do que podemos imaginar. Fazemos coisas que não desejamos, e deixamos de fazer outras que gostaríamos pelo medo da desaprovação. Esse medo está por trás de boa parte das nossas inseguranças –medo da crítica da sociedade, dos pais, do marido, dos filhos, dos amigos, da religião, do chefe, do professor e etc...Influencia na escolha da profissão, na escolha das pessoas com quem nos relacionamos, na dinâmica dos relacionamento, enfim, mexe com inúmeros aspectos.
Tem efeitos tão nocivos, e ainda assim é através da crítica que aprendemos a estimular as pessoas ou educar os filhos. Aprendemos pelo exemplo, conforme fomos criados, conforme observamos no ambiente de trabalho. Normalmente a intenção é provocar mudanças para melhor, porém, o que o ocorre na maioria das vezes é o contrário. A primeira reação, geralmente, é a negação, a auto defesa. Quanto mais você critica, mas a pessoa se justifica. E depois vêm os ressentimentos e estragos na auto-estima e problemas de relacionamento. E aí quem criticou, justamente por não ter noção desse padrão de comportamento humano vai pensar: mas eu só disse a verdade, fui uma pessoa sincera, a pessoa não entendeu, ele não aceita o que eu digo... O crítico costuma vestir carapuça do sincero, do que fala a verdade, do exigente.
Pouquíssimas são as pessoa que realmente conseguem crescer sendo criticadas. Não estou analisando se as criticas são justas ou injustas. Mesmo que seja uma critica que tenha fundamento, normalmente não vai provocar mudanças para melhor. Acho quase impossível que alguém venha relatar que conseguiu melhorar o marido, a esposa, o filho, o amigo, o pai ou a mãe, depois de criticar bastante.

O elogio tem um poder muito grande de incentivo e é bem pouco utilizado. Muitas pessoas acham que não podem elogiar, para não "estragar" ou causar comodismo. Podemos observar isso muito claramente no ambiente de trabalho. Quando as coisas vão bem, não se fala nada (é obrigação ir tudo bem e fazer bem feito), porém, quando não saem conforme o esperado, a crítica é certa.
Mas o fato é que crianças que são elogiadas tendem a crescer com autoconfiança maior e reforçam seus comportamentos positivos. O mesmo ocorre com funcionários e nas relações familiares. Os elogios sinceros sempre melhoram os relacionamentos. No entanto é assim que somos treinados pelos exemplos: criticar muito, elogiar pouco. Pra quem gosta de ser sincero, seria muito proveitoso praticar a sinceridade elogiando sempre algo que lhe chamar a atenção positivamente em alguém.
Escrever sobre esse tema em profundidade daria um livro. Falando nisso posso até recomendar um muito bom, que fala sobre a arte dos relacionamentos, inclusive sobre os efeitos das críticas. Considero que seja a "bíblia" de como se relacionar bem. Tem ensinamentos profundos, práticos e claros. Me fez refletir um bocado. Se chama "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas". Quanto mais eu leio, mas vejo que preciso melhorar!
E se conseguíssemos nos tornar imunes aos efeitos negativos da crítica? Talvez isso não seja tão fácil, mas a EFT pode nos ajudar bastante. Outro dia recebi uma crítica de uma pessoa amiga, que achei injusta. Nossa, e como isso causa incômodo emocional! Porém, o meu pensamento é sempre que, não importa o que o outro fez ou falou contra mim, se surgir algum sentimento negativo, eu preciso limpar com a EFT. E aí eu comecei fazendo rodadas de EFT para limpar os sentimentos que ficaram:

OBS: Para emitir as frases abaixo e obter bons resultados você precisa de um conhecimento básico de EFT.
Para aprender os fundamentos básicos, baixe a apostila gratuita neste endereço:
http://www.brasilpnl.com.br/cursos/EFT/curso_brasileiro_de_EFT_ilustrado.pdf

- Mesmo que eu me sinta injustiçado por essa crítica (ou pela pessoa), eu me aceito profunda e completamente
- Mesmo que essa pessoa tenha essa opinião a meu respeito, eu me aceito...
- Mesmo que ela nunca mude de opinião a meu respeito...
- Mesmo que eu não consiga provar o contrário...
- Mesmo que eu tenha ficado magoado...
- Mesmo que eu me sinta incomodado...
- Mesmo que eu tenha engolido a crítica...
- Mesmo que eu tenha medo ser criticado novamente...
- Mesmo que minha autoconfiança tenha ficado abalada...

Não posso evitar que outras pessoas me critiquem, mas posso limpar e me livrar de carregar seqüelas emocionais negativas, praticando a EFT sempre que ocorrer uma situação semelhante. Outras críticas surgirão, da mesma pessoa ou de outras. O que importa é que, quanto mais limpeza emocional for realizada, melhor a será a minha reação a cada vez que isso acontecer. Isso faz crescer a autoconfiança, auto-estima, a liberdade emocional com relação ao pensamento do outro.
Podemos fazer EFT também para melhorar nossa capacidade em elogiar:
- Mesmo que eu tenha dificuldade em elogiar, eu me aceito profunda e completamente
- Mesmo que eu tenha vergonha de elogiar, eu me aceito...
- Mesmo que seja estranho pra mim elogiar, eu me aceito...
- Mesmo que eu pense que elogiar pode estragar a pessoa...
- Mesmo que eu tenha resistências em elogiar...
- Mesmo que eu sinta que tem algo errado em elogiar...
- Mesmo que eu não me sinta a vontade para elogiar...
Sempre falo que as frases indicadas são apenas sugestões. Cada um deve personalizar ao máximo, de acordo com o que sente para ter resultados melhores.

Um comentário:

  1. Eu sofro com medo das críticas há 40 anos... Desde que me entendo por gente, afinal, estou com 42. Mas quanto mais eu me esforço pra agradar, sempre o que ganho em troca, são críticas. Já larguei vários empregos, escola, religião e família. Sou um solitário. Agora com a EFT estou vendo uma luz no fim do túnel. Obrigado.

    ResponderExcluir