15 de nov. de 2009

TUTORIAL TRADUZIDO DO SITE OFICIAL DE EFT

 Importância de ser específico
Este tutorial deve ser lido muitas vezes

 

Por que? Porque trata de um dos erros mais comuns cometidos por novatos em EFT. Uma vez corrigido, seus resultados terão muito mais consistência e muitos do seus “casos difíceis” serão resolvido com facilidade.
O problema é que muitos clientes tendem a ver seus problemas através de “lentes globais”. Isto é, eles descrevem os problemas se utilizando de rótulos muito abrangentes, mas que para eles, parecem ser muito específicos. Alguns exemplos podem ser...

  • "Eu não me sinto bem sobre mim mesmo”
  • “Meu pai sempre abusou de mim”
  • “Minha mãe nunca me deu o amor que eu precisava”
  • “Eu não me saio muito bem em relacionamentos”
  • “Sou facilmente rejeitado”

 Cada uma dessas…e um incontável número como estas...são como florestas emocionais feitas de arvores específicas (eventos negativos) que contribuem para o problema como um todo. Usando a EFT nos problemas citados de maneira global é como tentar cortar a floresta inteira com apenas um golpe do machado. No entanto, comparado com a enormidade da floresta, é provável que o progresso não seja notado e ai então o cliente provavelmente dirá “não dá resultado”... ou podem erroneamente se considerarem Revertidos Psicológicos sem solução...ou podem erroneamente concluir que estão com toxinas energéticas...ou... podem desistir e pensar que a EFT “não funciona” ou...ou...ou.

 Ao invés de usar a EFT em um problema como, “Apesar de eu ser facilmente rejeitado…” é melhor quebrar a afirmação global em eventos específicos como:


"Apesar do meu professor da terceira série ter me feito passar vergonha na frente da classe...”

“Apesar de eu ter me sentido abandonado quando meu pai não foi para minha formatura do segundo grau ...

“Apesar do meu namorado no Segundo grau ter dito “Estou ficando cansado de você...”

“Apesar de eu ter sido mandado de castigo pro meu quarto durante todo o dia no feriado de Ação de Graças quando tinha 8 anos...”
“Apesar de minha mãe ter ditto “voce nunca vai se casar a não ser que você fique magra como sua irmã...”

Este são verdadeiros contribuintes para o problema “Eu sou facilmente rejeitado”. Eles representam o alicerce do problema. O sentimento de rejeição é apenas o sintoma destas causas bases específicas. Falando de outra forma, se não tivéssemos causas específicas, como poderíamos sentir rejeição? A resposta é “não poderíamos” porque não teríamos experiências prévias para medir o sentimento atual de rejeição.
Então... precisamos neutralizar as causas usando a EFT nas árvores individuais. Quando fazemos, muitos benefícios ocorrem...

1. O cliente pode facilmente reconhecer quando a EFT eliminou uma árvore negativa da sua floresta. Eles podem começar sentindo uma intensidade de 7-10 para um certo evento e terminar com um intensidade de zero. Isto é claramente notável e assim melhora substancialmente a confiança do cliente (e a sua).
2. Cada árvore que é removida “emagrece” a floresta. Isto permite que o cliente ande pela floresta com mais facilidade ao invés de consistentemente bater em outra “árvore de rejeição”. O tormento da rejeição se torna menor e menor.
3. Um “EFEITO GENERALIZADOR” importante ocorre. As várias “árvores de rejeição” tendem a ter alguns temas em comum entre elas de forma que removendo uma árvore tem o efeito nas outras remanescentes. Frequentemente, podemos remover 5 ou 10 árvores e depois assitir a queda da floresta inteira.
Não consigo enfatizar o suficiente a importância de ser específico. Isto muitas vezes determina a diferença entre o sucesso dramático e o fracasso aparente. Da próxima vez eu darei a vocês algumas ferramentas específicas para ser específico – muito importante.

Abraços, Gary Craig (Master em EFT)

Um comentário:

  1. Oi Simone...
    Sabe que também adoro a EFT? Tenho usado a técnica com os meus filhos. Eles tem 7 anos - um deles tem uma certa dificuldade para dormir, acorda a noite, tem pesadelos. Desde que começamos a praticar o EFT, ele melhorou muito...antes ele acordava diariamente e agora, uma vez no mês!
    bjs
    Rita

    ResponderExcluir