6 de dez de 2009

Método das Escolhas para EFT


O Método das Escolhas para EFT

Por Patricia Carrington, Ph.D.
EFT Master, criadora do Método das Escolhas



Nota: Quando eu uso a palavra "Escolhas" aqui, refiro-me a uma técnica específica de EFT, não me refiro a escolhas comuns que fazemos diariamente. Vou usar a palavra Escolhas com letra maiúscula neste artigo para diferenciá-la do uso ordinário da palavra .

Qualquer método de tratamento verdadeiramente eficaz precisa ampliar seus horizontes enquanto progride. EFT é uma técnica notável em gerenciamento de estresse, e, mais do que isso, é uma maneira de lidar com problemas emocionais que as pessoas possam ter tido por toda sua vida - e muitas vezes podem ser resolvidos rapidamente e de forma permanente com EFT. Tenho falado muitas vezes sobre a forma como EFT revolucionou minha própria prática como psicóloga clínica, e como até hoje, continua a fazê-lo.
No entanto, uma grande técnica, como a EFT, deve passar para a próxima etapa de seu desenvolvimento, e só pode fazer isso quando observamos suas limitações e procuramos corrigi-las. Cerca de um ano depois que comecei a usar a técnica, eu reparei que a frase-padrão da EFT : "Eu me aceito profundamente e completamente " (a frase repetida em voz alta enquanto a pessoa bate sobre um dos pontos de acupuntura), enquanto excelente para muitos propósitos, simplesmente não funciona para todas as pessoas, ou em todas as circunstâncias.
Esta frase-padrão é uma afirmação de auto-aceitação e, como tal, pode ser muito poderosa. Porém, como você pode facilmente ver, existem situações em que ela não se aplica e há situações onde seu uso pode confundir um recém-chegado a EFT, tanto a ponto de a pessoa chegar a abandonar a prática de EFT no início.
Em EFT, o processo é acompanhado por Frase de Preparação e Frase Lembrete e a credibilidade destas frases é essencial. A declaração da Frase de Preparação começa sempre com as palavras: "Embora ...." e sempre termina com a afirmação: "Eu me aceito profunda e completamente." Esta será muitas vezes significativa para a pessoa, mas nem sempre.
Por exemplo:
Quando uma declaração de Preparação da EFT é formulada como: "Embora meu chefe tenha me criticado hoje, eu me aceito profunda e completamente ." pode fazer muito sentido para a maioria das pessoas e dizer que é muito benéfica, mas algumas pessoas são tão duras consigo mesmas que o conceito de auto-aceitação parece impossível de ser aceito. Para essas pessoas um tipo diferente de Frase de Preparação da EFT é obviamente necessário.
Além disso, há uma série de situações em que esta frase de auto aceitação não faz sentido para alguém a ser introduzida a EFT. Por exemplo, a EFT pode ser usada para melhorar ou eliminar certas dores ou lesões, mas quando uma pessoa é convidada a uma repetição de uma frase como, "Embora minha mão esteja latejando, eu me aceito profunda e completamente " pode não fazer sentido para ela e pode haver resistências.
Dado o fato de que esta frase tradicional de auto-aceitação é usada universalmente para cada questão, é impressionante notarmos a EFT trazer excelentes resultados como acontece em muitos casos!
Quando eu estava usando a EFT com os meus próprios clientes em psicoterapia (eu sou uma psicóloga clínica) logo descobri que eu poderia obter resultados ainda melhores se eu permitisse a pessoa a inserir sua própria afirmação positiva na frase de EFT. Desta forma ela se torna perfeitamente adaptada ao problema que estava sendo abordado.
Por exemplo, no incidente mencionado acima, quando a mão da pessoa está latejando, eu sugeriria a esta pessoa que utilizasse uma declaração de EFT como esta: "Embora minha mão esteja latejando, eu escolho sentir minha mão confortável e sem dor." Isso imediatamente faria sentido para a pessoa; expressaria precisamente o que ela queria obter - a cessação da dor e da cura de sua mão.
Foi experimentando com meus próprios clientes que o Método das Escolhas para EFT nasceu. Nele, a pessoa que aplica o método identifica o resultado que realmente gostaria de ter para o problema em questão e, em seguida, coloca este resultado desejado em uma frase que começa com as palavras "eu escolho ..."
É importante notar que "eu escolho" não é utilizado em uma afirmação positiva tradicional, onde se usa uma afirmação que é intencionalmente contrária à realidade, como, por exemplo, quando uma pessoa que vive em um apartamento sujo e sombrio diz para si: "Eu vivo em uma bela casa ensolarada". Esta declaração é intencionalmente contrária ao fato. De acordo com as regras tradicionais de afirmações positivas, isso resulta na pessoa programando subconscientemente a si mesma para atrair a" bela e ensolarada" casa de seus sonhos. Demasiadas vezes, porém, a afirmação positiva pode resultar em dúvida e ceticismo por parte da pessoa que a repete, especialmente se for muito acentuado o contraste em relação ao seu atual estado de coisas.
Uma vez que a pessoa está dizendo que ela vive em uma bela casa ensolarada quando, na realidade, obviamente, não é a verdade, a afirmação positiva tradicional é suscetível de criar uma objeção interna. Um tipo de auto-afirmação em nossa mente dizendo, "Ah, é? Eu sei que isso é um absurdo!", ou "Eu nunca vou ter isso! ", Ou" Eu me sinto como um idiota dizendo isso. "
Estes sussurros de dúvidas são silenciados, no entanto, quando você coloca as palavras "Eu escolho ..." no início de sua declaração. Por exemplo, se essa mesma pessoa descrita acima disser: "Embora eu more em um apartamento sujo e sombrio, eu escolho viver em uma casa adorável e ensolarada", isto é crível imediatamente, porque qualquer um tem o direito de fazer uma" escolha". Isso não contradiz a situação em que ela se encontra.
Este método de inserir "Escolhas" em EFT logo evoluiu para um protocolo definido que eu percebi ser extremamente eficaz, não só para meus próprios clientes e participantes de seminários, mas também para muitos outros. Eu então formalizei o Método das Escolhas e comecei a treinar outras pessoas a usarem o método. Foi quase que imediatamente recebido com entusiasmo na comunidade de EFT, e hoje muitos milhares de pessoas estão usando o Método das Escolhas para EFT. Especialmente psicoterapeutas, conselheiros e coaches para desempenho pessoal estão utilizando o Método das Escolhas porque ele aponta com precisão para os problemas de seus clientes.

Gary Craig, fundador da EFT, endossa fortemente este método:
"É claramente um avanço importante para a EFT".

Nenhum comentário:

Postar um comentário