31 de jul. de 2010

Auto-sabotagem e a compulsão alimentar

Fórmula de sucesso para eliminar
 a autosabotagem na complusão alimentar
 Por Carol Solomon, PhD


Embora este artigo de Carol Solomon, PhD, tenha foco em compulsão alimentar, seus conceitos podem ser usados para muitos tipos de bloqueios ao sucesso. Ela diz: "Desde nosso trabalho juntas, Johnna passou de compulsão alimentar várias vezes por mês para zero de compulsão alimentar nos últimos dois meses. Sucesso! Nada de voltar para os velhos padrões. Este processo, naturalmente, precisa ser repetido para outros caminhos para o sucesso. "

Caro Gary,

Minha cliente, Johnna, era extremamente capaz, mas encontrava-se continuamente a sabotar o seu sucesso. Ela chegava perto de seu objetivo, seja emagrecimento, seja algum de seus trabalhos criativos, e de repente voltava ao comportamento antigo.
Isso era particularmente evidente com seu problema de compulsão alimentar. Várias vezes por mês, ela perdia o controle e comia tudo que encontrava a sua frente. Ela fez várias tentativas de superar esse problema, mas, infelizmente, ela voltava para trás todas as vezes.
Era como que jogassem um cobertor molhado no caminho em direção a sua meta. Seu crítico interno, então, aparecia e ela ouvia uma voz interna como "Quem você pensa que é?" Johnna não acreditava que ela poderia ser bem sucedida em qualquer coisa, a compulsão alimentar inclusa.
Johnna reconheceu seu padrão de auto-sabotagem. Parecia haver algum medo do sucesso, mas ela não conseguia identificar a origem do problema. Tendo em mente sua falta de sucesso em parar com a compulsão alimentar, nós começamos com algumas frases genéricas de EFT:

Mesmo que não me sinta segura com o sucesso, eu me aceito profunda e completamente.
Mesmo que não me sinta bem com o sucesso, eu me amo e me aceito profundamente, de qualquer maneira.
Mesmo que o sucesso pareça ameaçador para mim, eu escolho me amar e me aceitar completamente.


Em seguida, usamos algumas frases genéricas para bater nos pontos: 

O sucesso não me parece seguro.
O sucesso não me faz sentir bem.

O sucesso é ameaçador.

Parte de mim não quer ter sucesso.

Quem você pensa que é?

Eu não estou autorizada a ter sucesso.

Parte de mim não quer mudar.

Isso simplesmente não parece certo.

Era sempre esperado dela lidar com essas responsabilidades. Era o que os pais dela valorizavam nela. Mas para Johnna, o sucesso significava perder contato com seus pais, sentindo-se sozinha e sem apoio..  

Era um padrão tão bem entrincheirado, inconsciente, que como adulta, Johnna ficava ansiosa quando se aproximava do sucesso. Se ela emagrecesse, ela tinha medo de não ter qualquer tipo de apoio e que outros passariam a esperar mais dela.
Ela sabotava rotineiramente seu sucesso, a fim de se sentir menos ansiosa. No entanto, sentia-se frustrada, sabendo que ela estava repetindo o mesmo ciclo vicioso, muitas e muitas vezes. Foi somente durante as sessões de EFT que esses padrões se tornaram claros.
Aqui está o próximo conjunto de frases que eu usei com Johnna:

Mesmo que o sucesso signifique que vou perder meu apoio, e que eu não vou ser capaz de lidar com isso, eu escolho saber que posso obter apoio se eu precisar dele

Mesmo que a mudança me faça sentir sobrecarregada, e eu estou com medo que os outros vão esperar mais de mim, eu me amo e me aceito profundamente.

Mesmo que o sucesso pareça ser assustador e estranho, eu escolho aceitá-lo agora.

Mesmo que seja mais seguro não tentar, e eu estou com medo de ficar sozinha, eu me aceito profunda e completamente.

Mesmo que eu tenha medo de ter sucesso, eu escolho saber que estou segura e provida em todos os sentidos.

Em seguida, nos pontos:

Eu não posso cuidar de mim Mesmo que eu tenha medo de que não vou ser cuidada, se eu for bem sucedida, eu escolho me a amar e me aceitar de qualquer maneira.
Eu era apenas uma criança
Sentindo medo
Sentindo-se solitária
Sentindo-se sobrecarregada
Sentindo raiva por dentro
Demasiada responsabilidade
Eu estou sozinha.


E terminando com uma rodada positiva:

Eu estou pronta para aceitar o meu sucesso Eu escolho ser responsável por mim, por minha causa própria (palavras de Johnna) Eu mereço sucesso Eu sou grata pelo meu sucesso.
Estou pronta para permitir o meu sucesso agora
Estou pronta para desfrutar o meu sucesso agora
Eu posso ser bem sucedida e ainda receber cuidados
Eu posso dizer não a muita responsabilidades

Neste ponto, Johnna lembrou que sempre que fora bem-sucedida, seus pais não a ajudavam mais. Quando aprendeu a assar biscoitos, por exemplo, a mãe ficou feliz e aliviada. Ela parou de ajudá-la e passou essa responsabilidade para Johnna. Fez Johnna se sentir sozinha, solitária e triste, uma vez que ela ficava com cada vez mais responsabilidades de adultos .
 
O medo do sucesso DEVE ser confrontado se o cliente está entrincheirado nesse padrão. Você pode começar a tocar nas questões gerais, e trabalhar para descobrir as questões fundamentais subjacentes. Mas se você não desempacotar esse problema, o cliente nunca vai se sentir congruente com o sucesso o suficiente para permitir isso.


Desde nosso trabalho juntas, Johnna passou de compulsão alimentar várias vezes por mês para zero de compulsão alimentar nos últimos dois meses. Sucesso! Nada de retroceder para os velhos padrões. Este processo, naturalmente, necessita ser repetido para outros caminhos do sucesso.


Com amor,


Simone Carneiro de Oliveira

Conheça a Terapia de EFT para emagrecimento baseado no método de Paul Mackena.
Paul Mackena é um escritor inglês que escreveu um livro sobre emagrecimento baseado nas técnicas de PNL e TFT e  já vendeu 3 milhões de exemplares na europa.
Reserve sua vaga! Mande e-mail para: simone_eft@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário