10 de jul. de 2010

Diferenças entre a SET e a EFT

SET é superior a EFT?

Mentes inquiridoras, pensando em termos de "preto e branco" têm colocado esta questão. Nossa resposta curta é "sim" e "não".

Tanto EFT como SET são técnicas de psicologia energética, e ambas, em nossa experiência, funcionam bem para as indicações corretas. Uma coisa interessante sobre essas técnicas (e existem cerca de 5-6 originais apenas), é que todas elas parecem produzir resultados de forma equivalente em termos gerais; as diferenças estão nos detalhes e no método de aplicação.

Mais uma vez, vamos deixar bem claro: SET e EFT são eficazes no oferecimento de alívio para as dores emocional e física, e nesse aspecto, pode não haver nenhuma diferença clara entre elas. As principais diferenças estão no modo como elas são aplicadas.

Ambas, SET e EFT, têm elementos para agir direta e indiretamente sobre os problemas. Ambas são técnicas corporais que têm um grande efeito indireto sobre a percepção do problema. Obviamente, os pontos comuns de tapping utilizados em SET e EFT não estão em discussão aqui. A questão que vemos é a facilidade de utilização e simplicidade, especialmente quando as técnicas de psicologia energética são utilizadas para auto-ajuda. E é na área de auto-ajuda que a SET vem realmente se revelando.


Por que SET é "melhor" / Benefícios da SET

Uma filosofia diferente de tratamento:

1. Se você reduz ao longo do tempo as respostas primitivas do corpo, então a maioria dos problemas encontra mais dificuldade de se expressar através do corpo.

2. Os problemas poderiam persistir de forma mental, mas se eles não incomodarem emocionalmente, qual é o problema?

3. Independentemente do problema, se a intensidade é reduzida através do tapping, então o padrão do problema ao longo do tempo é interrompido, e você pode funcionar em um nível emocional mais elevado (mais calmo, melhor equilíbrio)
Em SET, bater ou simplesmente estimular os pontos dos meridianos, tem um lugar de destaque. Fazer isso é visto como fundamental, enquanto que a EFT tem um número de processos mais complicados

O tapping em SET normalmente é mais indireto, enquanto o foco da EFT está no trabalho direto, identificando e definindo as "questões fundamentais”. No entanto, a SET também pode ser utilizada desta forma mais direta, sendo que também podem ser alcançados resultados sem a necessidade de ser muito habilidoso. E a SET pode ser usada mesmo quando você não sabe qual é o problema.

Usando a abordagem de tapping indireto em SET para a "tonificação energética", os efeitos dos problemas são geralmente sentidos cada vez menos ao longo do tempo, e os benefícios tendem a se acumular

A SET para auto-ajuda é simples de se usar e, com isso, geralmente se obtém mais relaxamento no dia-a-dia e tonificação corporal -- a quantidade de tapping é vista aqui como um fator importante.

Com o tempo, a abordagem de tapping indireto pode trazer uma mudança significativa nas respostas-alarmes do corpo (stress) e reatividade emocional em geral

SET é mais natural e simples de se usar do que EFT. A prática de tapping contínuo é uma coisa (na nossa experiência) que as pessoas vão se lembrar dos workshops e farão uso consistente depois de terem aprendido.

Na SET, as frases de preparação não são exigidas: não há necessidade de habilidades especiais, treinamento profissional ou ter as palavras certas, e você é encorajado a focar no problema "a sua maneira"

A SET pode ser facilmente adicionada a sua rotina diária, e praticada enquanto faz tarefas cotidianas, tais como telefonar, ler e assistir televisão.

A SET é ideal como auto-ajuda e é fortalecedora quando praticada.
O processo da SET é uma simples "atividade" para as pessoas que precisam disso, com regras simples


Qualquer um pode usar a SET e se sentir "bem sucedido" em diferentes graus -- isso é importante para uma utilização contínua, especialmente com problemas graves.

O tapping está disponível sempre que você precisar: "basta começar a bater!"
Os processos simples de batidas SET podem se tornar uma prática ao longo da vida, como a construção de sua aptidão emocional.


A SET é integrativa. Ela pode ser facilmente adicionada como um componente a qualquer abordagem terapêutica, adicionando o tapping contínuo aos processos em uso, ao passo que procedimentos mais rígidos de EFT podem interferir em alguns processos terapêuticos


A SET é adaptável. Você pode simplesmente "enxertar" o tapping no problema à medida que sente, mesmo quando você não sabe o que mais poderia fazer com esses sentimentos


Por que a EFT é "melhor" / Benefícios da EFT


Lógica simples: "A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no sistema energético do corpo"


Existe uma receita padrão e um sistema em EFT, e este em particular atrai as pessoas que necessitam de uma abordagem mais estruturada e padronizada
A EFT pode parecer mais lógica e mais ativa do que SET, e a inclusão de componentes adicionais fazem-na parecer mais compreensível.

A ênfase no trabalho direto e a procura de questões centrais em EFT agrada a muitas pessoas, considerando que este aspecto não é enfatizado em SET

Abordar um problema ou um aspecto de cada vez de forma mais ou menos sistemática é incentivada em EFT, enquanto que no tratamento com SET não existe qualquer obrigatoriedade de se concentrar especificamente desta forma (embora trabalhar em um tema ou aspecto de cada vez possa ser feito em SET se desejado); esta abordagem “um de cada vez” de EFT pode ser mais fácil para algumas pessoas.


Há muitos exemplos clínicos acumulados ao longo de mais de uma década sobre como utilizar EFT.

Conclusão
Nem SET nem EFT é "melhor" ou "pior". A questão é confusa pois ambas têm seu lugar.
A melhor técnica energética para qualquer pessoa é a que ela vai usar e confia nela. A natureza de sua utilização dependerá de sua compreensão. Apenas o aspecto relaxante da

SET já significa uma vida melhor para a maioria dos usuários pessoais. Para os terapeutas não importa realmente, tanto SET e EFT (e todas as outras técnicas energéticas) têm resultados convincentes no trabalho direto para o medo e os problemas de ansiedade e derivados. Para as pessoas interessadas em auto-ajuda, nós pensamos que a SET tem uma vantagem clara.


Se você considerar que na maior parte da vida de uma pessoa, ela estará ajudando a si e aos outros com o que sabem, então SET é uma grande dádiva, pois as dificuldades para utilizá-la livremente são mínimas e, então, ela será usada! E se você concorda que a maioria das pessoas no mundo que precisam de ajuda não farão a terapia, então, a SET, como ferramenta de auto-ajuda, é um presente ideal, simples e eficiente para que elas utilizem para lidar com tantas dores e ansiedades quanto possam.

Sobre os Autores: Steve Wells and Dr. David Lake (foto abaixo) são internacionalmente reconhecidos como líderes inovadores e peritos no novo campo da Psicologia Energética. Dr. David Lake é um profissional médico e psicoterapeuta com atendimento particular em Sydney, Australia. Steve Wells é um psicólogo e um consultor de peak performance de Perth, Western Australia. David e Steve juntos desenvolveram Simple Energy Techniques (SET) e a abordagem Provocative Energy Techniques (PET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário