26 de set de 2009

HO'OPONOPONO PARTE 2 - IDENTIDADE PRÓPRIA

Você é 100% Responsável

Agora chegamos ao que para muitos é controverso, em função da necessidade que o intelecto, o ego, sente de ter o aparente domínio sobre situações. De poder controlar, direcionar e obter resultados, a partir do planejamento de metas específicas. Aqui entramos na questão do mérito, ou não, do poder da mente, das afirmações, do pensamento positivo, e assim por diante. Este é o divisor das águas em relação à tradição original. A diferença entre o Ho’oponopono Huna e o Ho’oponopono da Identidade Própria.

Em uma entrevista ao Saul Maraney, da África do Sul, o Dr. Len fez estas

observações:

O Dr. Len afirma que limpar visando um resultado não funciona. Mas quando você limpa por limpar, você pode ser agradavelmente surpreendido pelo o que a Divindade escolher como resultado para você. Isso libera a Mente Consciente de ter que decidir o que deve ou não ser limpo.

Lembre-se que todas as memórias são compartilhadas, na medida em que fazemos o apelo ao Divino para limpar as memórias que se repetem em nós, recordações de eventos desagradáveis, de desavenças, conflitos, elas sendo neutralizadas em nós também são neutralizadas nos outros. Portanto a necessidade de consertar o próximo, de fazer alguém entender nosso ponto de vista, de convencer, justificar, convencer, converter, curar, são jogos mentais da Mente Consciente querendo controlar resultados.

Dr. Len: “Este é um dos maiores problemas de terapeutas, eles pensam que estão ali para salvar as pessoas quando na realidade estão ali para clarear a si próprios.”.

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias em comum que compartilhamos com outras pessoas. O intelecto não tem a capacidade de assimilar e avaliar toda a informação que se apresenta em relação a qualquer problema, portanto não sabemos o que realmente está
acontecendo em momento algum.

Quando dizemos para a Divindade “Se há algo em mim acontecendo que estou vivenciando as pessoas de um determinado modo, eu quero liberar essas coisas”, ao se soltar essas coisas, mudamos nosso mundo interno, e isso em contrapartida faz com que o mundo inteiro mude.

Dr. Len: “Ser 100% responsável é uma estrada difícil de viajar, porque o intelecto é tão insistente. Quando um problema nos aparece, o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Nós continuamos
procurando lá fora (de nós) a origem dos nossos problemas. Não percebemos que a origem está sempre dentro de nós.”.

A professora do Dr. Len, Morrnah Simeona, ensinava que “Nós estamos aqui somente para trazermos paz para nossa própria vida, e se trazemos paz para nossa própria vida, tudo em nossa volta encontra seu próprio lugar, seu próprio ritmo e paz,” e isso é tudo que é o Ho’oponopono.

O Dr. Len diz que o Ho’oponopono nos ensina a não sermos intrusivos na vida do próximo e dar conselhos, mas quando experienciamos outras pessoas como problemas, devemos nos perguntar “O que está acontecendo em mim que estou experienciando isso?”.

Dr. Len faz questão de dizer que a mente nunca entende as coisas como elas são, o que ela recebe é uma réplica. A mente tem um modelo de como as coisas funcionam, mas isso não é o que realmente está acontecendo, porque se a mente realmente soubesse o que estava acontecendo, não vivenciaria problemas.

Dr. Len: “Decisões são tomadas para nós antes de nós decidirmos tê-las, isso porque sempre existem milhões de memórias inconscientes nas nossas Mentes Subconscientes, e são essas memórias que tomam as decisões por nós. E como não estamos cientes dessas memórias, precisamos falar com a Divindade, que está ciente delas, e só a Divindade pode cancelá-las.”.

Então, de momento a momento, praticando o processo Ho’oponopono, estamos cancelando as memórias na nossa Mente Subconsciente ao dizer para o Divino: “Não sei por que estou vivenciando isso, mas se tenho um problema em comum com estas outras pessoas, eu gostaria de reparar isso.”.

Dr. Len: “É imperativo se realizar que a pessoa que pratica o processo Ho’oponopono não está curando, e sim, que o Ho’oponopono é o processo de se permitir que a Divindade, que criou tudo e sabe de tudo, cancele as memórias que vivenciamos como problemas”.

“O que estamos fazendo com o limpar do Ho’oponopono é colocando tudo de volta na sua ordem natural. Se estamos preparados para ser 100% responsáveis em primeiro lugar, e chegamos a 100% de paz com nós mesmos, tudo se alinha perfeitamente consigo mesmo e a Divindade.”.
Este Vídeo Pode nos ajudar a entender melhor o Processo Ho'oponopono:

Nenhum comentário:

Postar um comentário